Todo mundo conhece um mal-humorado, né? Até a gente se reconhece algumas vezes mal humorado.
Porém muitas vezes nem sabemos porque.
Mau humor e irritabilidade podem estar relacionadas com constipação e obstipação (daí que vêm o termo enfezado).
Além disso, também pode ter relação com restrição alimentar, aquelas dietas mirabolantes que você anda fazendo, sabe?
Outras questões como trabalho em excesso, descontentamento nas relações, noites mal dormidas, abuso de substâncias químicas; como o álcool, desequilíbrio hormonal, desequilíbrio na produção ou recaptação de neurotransmissores, também impactam fortemente o nosso humor inclusive causando algumas doenças da mente, como depressão e ansiedade.
Agora vem a notícia boa!
O mau humor pode estar relacionado a vários fatores, por isso, precisamos entender o que acontece com cada pessoa mau humorada, pois este “estado de espírito” pode ser melhorado com algumas estratégias, sendo uma das principais cuidados com a alimentação.
Manter um plano alimentar equilibrado e específico para suas necessidades é a chave para manter o bom humor 😉
Veja abaixo alimentos que podem auxiliar na melhora do humor:
Banana, laticínios (queijos, iogurte, leite), ovos e peixes.
Alimentos, fonte de triptofano, um aminoácido que atua na produção de serotonina, um dos neurotransmissores que é capaz de regular o sono e o humor,
Peixes (salmão, truta, sardinha, atum, arenque).
Alimentos, fonte de Ômega 3 que atua protegendo a estrutura da membrana celular e dos neurônios, e fornecendo outros nutrientes favoráveis ao humor, como triptofano, tirosina, ferro, zinco, vitaminas B6 e B12
Carne bovina e suína, semente de gergelim, semente de girassol.
Outros hormônios também relacionados com sonos são o GABA (neurotransmissor com efeito calmante) e melatonina que possuem efeitos secundários na melhora do sono, impactando na melhora do humor:
Leguminosas e cereais.
Que contém o aminoácido glutamina percussor do GABA. Já a melatonina pode ser encontrada em grãos de leguminosas e cereais, como aveia por exemplo.
Vegetais verde-escuros (brócolis, couve manteiga e espinafre), Legumes e frutas: cenoura, abóbora, mamão, abacaxi, laranja, tangerina, kiwi.
Leguminosas: (feijões, ervilha, lentilha, grão de bico, soja).
Alimentos que contenham compostos bioativos, como, betacarotenos, luteína, zeaxantina, folato, vitamina C, potássio, esteróis, cálcio, ferro, esses compostos podem agir de forma sinérgica para o bom funcionamento do cérebro e consequentemente melhorando o humor.
Castanha do Brasil, castanha de caju.
Oleaginosas que contêm selênio, importante mineral componente do metabolismo de hormônios, principalmente tireoidianos, ação antioxidante e anti-inflamatória, além disso, o selênio pode reduzir os efeitos e sintomas da depressão, melhorando o humor.
Cacau (chocolates que contém maior porcentagem de cacau >70%).
Contém triptofano, feniletilamina, que estimula liberação de serotonina, endorfina, anandamida, teobromina, substâncias que são capazes de aumentar a sensação de bem estar e melhorar a disposição e o humor.
Amendoim, ervilha, fava e lentilha.
As Leguminosas que são fonte de vitaminas do complexo B, essenciais para o funcionamento do cérebro e produção de acetilcolina/noradrenalina, neurotransmissor importante para funções da memória, é também o hormônio da luta/fuga, pode trazer alegria, disposição, animação e bem estar portanto.
Com essa lista não tem mais desculpas para o mau humor.
Dica extra: o que devemos evitar
Alguns alimentos estimulam o mau humor e irritabilidade. Cuidado com o consumo de cafeína (em excesso), álcool, alimentos com alto teor de gordura, e açúcar.
Cuidar da sua alimentação, é cuidar da sua saúde e felicidade
Agora que você já entendeu a relação entre alimentação e bom humor, e que tudo isso impacta na sua qualidade de vida, não deixe de cuidar de sua rotina alimentar. Na Nutrideck entendemos cada indivíduo de forma única, e acreditamos que todos podem acessar um plano específico para melhorias nas suas práticas alimentares. Desenvolvemos um programa nutricional de 3 meses, onde em conjunto com nossa equipe de nutricionistas você poderá definir seus objetivos e seguir um plano de acordo com suas possibilidades.
Conheça nossas nutricionistas 😉 https://www.nutrideck.com.br/nutricionistas/