Spoiler: Alguns exames simples são de grande relevância e fundamentais para manter a boa saúde em dia.
Boa parte das doenças crônicas não transmissíveis, como doenças cardiovasculares, diabetes, obesidade e hipertensão arterial podem ser prevenidas a partir de um estilo de vida saudável, uma alimentação equilibrada e a prática regular de exercício físico.
As doenças crônicas não transmissíveis têm progressão lenta e de longa duração, que podem durar a vida toda se não forem diagnosticadas e tratadas a tempo. Elas podem ser assintomáticas (não apresentar sintomas) e silenciosas, o que dificulta o diagnóstico.
Vamos conhecer os principais exames que fazem parte de uma boa saúde?
- Colesterol total e frações
- Pressão Arterial
- Glicemia
O temido colesterol
Não sei se você sabe, mas o colesterol é importante para o nosso organismo, pois faz parte da produção de hormônios, vitamina D e ácidos biliares que atuam na digestão e na absorção das gorduras no intestino.
Ele se define como um composto químico ou um tipo de gordura, onde parte é sintetizada pelo fígado e a outra parte adquirida dos alimentos, tendo um papel importantíssimo na formação de hormônios.
E quando o colesterol faz mal?
Quando se encontra elevado no sangue, pode impactar em diversas consequências negativas, como doenças cardiovasculares e até entupimento dos vasos sanguíneos.
Vamos entender de uma vez por todas como o colesterol funciona em nosso organismo?
O colesterol é transportado no sangue sob duas formas:
- HDL-colesterol: benéfico ao organismo. Tem a função de conduzir o colesterol para fora das artérias para posterior metabolização hepática (fígado).
- LDL-colesterol: seus níveis elevados tornam-se prejudiciais ao organismo.
- O LDL-colesterol, transporta o colesterol do fígado para as artérias e o seu depósito neste local acelera o processo de aterosclerose – que é provocada pelo acúmulo de placas nas artérias, conhecida também como endurecimento das artérias – aumentando o risco de infarto do miocárdio e de acidente vascular cerebral (derrame).
O que fazer para manter bons níveis de colesterol no sangue?
- Diminuir a ingestão de gorduras saturadas e de gordura trans
- A ingestão de gorduras deve ser equilibrada. Recomenda-se dar preferência à ingestão de gorduras poli-insaturadas e de gorduras monoinsaturadas.
Já temos uma matéria aqui no blog sobre. Corre pra conferir se ainda não viu. (clique aqui)
Conheça os tipos de gordura dos alimentos:
- Gordura saturada, presente nos alimentos de origem animal como as carnes gordas, toucinho, leite integral e seus derivados, manteiga, creme de leite além do óleo de dendê e óleo de coco.
- Gordura trans, presente em alguns produtos industrializados como biscoitos recheados, pães, sorvetes de massa e salgadinhos.
- Gordura poli-insaturada, presente em óleos vegetais e alguns peixes como salmão, sardinha, atum, anchova, bacalhau.
- Gordura monoinsaturada, presente no azeite de oliva e no óleo de canola, frutas oleaginosas, além do abacate (a fruta).
Alguns alimentos podem auxiliar no controle do colesterol e na prevenção de doenças cardiovasculares, procure incluí-los na sua alimentação diária:
- Frutas com perfil antioxidante: maçã / uva / suco de uva/ amora / frutas vermelhas / abacate
- Aveia
- Linhaça
- Azeite de oliva
- Vegetais como brócolis, berinjela, couve-flor e alcachofra.
- Soja / extrato de soja (leite de soja) / queijo de soja (tofu), feijões.
- Peixes ricos em ômega-3: salmão, atum, sardinha, anchova, bacalhau
- Sementes: semente de girassol sem casca, gergelim.
- Oleaginosas: castanha do Pará, amêndoas, nozes.
- Chocolate amargo: rico em antioxidantes! Atenção, somente 20g por dia.
Pressão Arterial
A hipertensão arterial é a elevação dos níveis de pressão sanguínea nas artérias.
Ela é considerada alta quando atinge valores acima de 12 por 8 (120 por 80 mmHg).
Causada principalmente pelo consumo excessivo de álcool e cigarro, sedentarismo e excesso de peso, é uma doença silenciosa, pois não apresenta sintomas específicos.
Quando não tratada, a hipertensão pode trazer sérios riscos à saúde pois causam aumento do risco de infarto, acidente vascular cerebral (AVC) e insuficiência renal.
Por isso, o controle dos níveis de pressão arterial e a adoção de hábitos saudáveis – alimentação balanceada, reduzir o consumo de sal e produtos industrializados, praticar exercícios físicos regulares, não fumar e reduzir o consumo de álcool-, são fundamentais para a saúde.
O stress excessivo e níveis de vitamina D reduzidos, podem também impactar os níveis de pressão arterial. Por isso, ter momentos de lazer, dormir o suficiente para descansar com qualidade e manter uma exposição regular ao sol, são fundamentais para manter a qualidade de vida.
Níveis de Glicemia
A glicemia é definida como a taxa de concentração de glicose (principal fonte de energia, encontrada nos alimentos fontes de carboidratos) no sangue. O aumento dos níveis de glicose no sangue pode levar a danos nos vasos sanguíneos e nervos, acarretando em complicações como disfunção e falência de órgãos como rins, olhos e coração.
O nível normal de glicose no sangue é abaixo de 100 mg/dl. Se os níveis de glicose se encontram entre 100 e 127 mg/dl, existe alto risco de desenvolver diabetes, e se estiver acima de 127 mg/dl em 2 exames diferentes é diagnosticado o diabetes.
A prevenção do diabetes também está associada ao excesso de peso, o aumento da gordura abdominal, o sedentarismo e a dieta desequilibrada; podendo ser definida como uma síndrome metabólica causada pela insuficiência da insulina (hormônio secretado pelo pâncreas, com importante função no metabolismo dos carboidratos no sangue), ou a falta.
Viu só como é importante fazer exames regularmente?
Mas a maior importância dos exames regulares é na promoção da qualidade de vida, partindo da prevenção e tratamento de possíveis doenças.
Importante ressaltar também que, o acompanhamento nutricional previne ou erradica várias doenças crônicas e promove benefícios diversos para a sua saúde.
Aqui na Nutrideck você encontra nutricionistas, habilitados e capacitados para te conduzir numa jornada nutricional durante 3 meses, de forma simples e acessível. Comece agora!
E aí, curtiu? Então, compartilhe com aquele amigo que não gosta de fazer exames! 🙂