Planejamento Alimentar 

Você faz planejamento alimentar?

Um dos grandes erros cometidos pelas pessoas é acreditar que sem planejamento e organização é possível manter uma alimentação equilibrada na maior parte do tempo.

Sim, você vai precisar deixar parte da sua agenda para se organizar, fazer lista de compras, frequentar hortifrutis ou feiras, eventualmente cozinhar e congelar (se for o caso), separar boas opções para comer no trabalho e faculdade, conhecer melhor os alimentos, estabelecer uma rotina de exercícios ou até mesmo meditar. Fazer mudanças não é algo simples, nos tira da zona de conforto.

Porém estamos aqui para te ajudar, então separamos algumas dicas para facilitar esse processo:

Dica 1) Estabeleça metas semanais e somente incorpore novos hábitos quando conseguir conciliar o primeiro na rotina.

Dica 2)  Monte um cardápio semanal e faça uma lista do que você vai precisar comprar no mercado para preparar.

Dica 3) Se você não tem tempo de cozinhar ou alguém que faça isso por você, diariamente, reserve alguns dias para fazer as preparações e congele algumas, para comer ao longo da semana.

Dica 4) Frequente feiras livres e hortifrutis, além de melhores preços, você terá acesso a alimentos frescos e sazonais. São ambientes incríveis para conhecer e fazer um lanche com muita sustentabilidade.

Dica 5) Baixe aplicativo de receitas, entre em sites, assista a programas de culinária e experimente fazer uma receita por semana. Chame a família e faça um almoço no fim de semana. Você pode achar divertido e começar a fazer disso um hábito. Comer é um ato social!

Dica 6) Quando optar por alimentos processados ou ultraprocessados, tenha o hábito de ler os rótulos e a lista de ingredientes. Isso faz parte do processo educativo sobre se alimentar com qualidade e evitar exageros.

Dica 7) Se você não sabe por onde começar, procure um nutricionista. Ele vai te orientar com relação a por onde começar sua jornada incrível no mundo da alimentação saudável e equilibrada. Ter dúvidas e inseguranças é normal e nada como um profissional da área para te guiar.

 E por fim, se engaje no processo, não espere resultados imediatos. Isso vai te frustrar e fazer você desistir. Acredite, o processo pode ser tão interessante e gostoso que seu corpo vai esbanjar saúde e disposição em poucas semanas.

Conheça a Jornada Nutricional Nutrideck um programa que mapeia os índices de saúde, te conecta com nutricionistas, e traz muito conteúdo, parcerias e gamificação para te ajudar a colocar em prática um plano alimentar individualizado, de acordo com suas necessidades e possibilidades.

Outras publicações

Inscreva-se para receber os nossos conteúdos: