Você sabe o que quer dizer a expressão “Comer com liberdade”?

Quando pensamos em refeições livres ou ainda comer com liberdade, podemos associar àqueles momentos aos quais estamos comemorando ou compartilhando com as pessoas que gostamos e amamos, sendo assim as refeições livres podem e devem estar inseridas no contexto do plano alimentar.

 

O ato de comer vai além da nutrição.

Comer faz parte da nossa cultura. Ocasiões de celebração, comemoração, felicidade, são regadas a boa comida e isso nos traz um bem estar enorme. Tipo aquele almoço em família de domingo, delícia né? Porém, vale ressaltar que muitas vezes comemos de forma emocional para compensar algo ruim que nos afeta, ou até mesmo para minimizar o estresse. Cuidado, isso pode não ser saudável.

 

Dia do lixo

A refeição livre é muito conhecida como o “dia do lixo”, porém não é um termo bacana para se utilizar, já que nenhum alimento deve ser considerado “lixo”. 

Legal, refeição livre, comer com liberdade, mas na prática como isso impacta minha rotina alimentar?

Basicamente estamos falando do que você come que está fora do seu plano alimentar tanto em qualidade quanto em quantidade.

Exemplo: aquele churrasco com os amigos que a gente come mais carne do que precisamos, ou aquele restaurante novo onde provamos delicias mais calóricas, festas de casamento e aniversários comemos uns docinhos a mais, entre outras ocasiões como feriados, experimentar novas culinárias e diferentes culturas, confraternizações entre amigos.

Dessa forma o plano alimentar não deve ser impeditivo para desfrutar de bons momentos e únicos com pessoas especiais e a refeição livre pode entrar como estratégia para maior e melhor adesão dos pacientes.

 

Mas e os impactos no meu plano alimentar?

Se você come de forma saudável e segue o plano alimentar na maior parte do tempo, não é uma refeição livre da semana que vai impactar os seus resultados. Ao contrário disso, pode te ajudar e consequentemente fazer você chegar nos resultados de uma forma mais leve. Afinal, nenhuma dieta deve ser difícil e sofrida. Dieta não deveria ser sobre isso. Seria então sobre ver esse dia de uma forma sustentável de manter o bem estar físico, mental, social e cultural para que a alimentação saudável seja prazerosa e duradoura.

 

O sucesso do planejamento alimentar

A aderência e o sucesso do planejamento alimentar se dá quando a alimentação balanceada e equilibrada vira rotina, tornando você capaz de fazer boas escolhas alimentares, independente do contexto ou local ao qual esteja inserido. O sucesso depende da construção de bons hábitos alimentares, alinhado aos hábitos de vida saudáveis, como a prática regular de exercícios ou atividade física, inclusive vale um adendo para quem está começando, escolher atividades que você gosta, manter a mente saudável com práticas de meditação, relaxamento e diversão, evitar exageros alimentares, uso de álcool com moderação, descanso e sono regulares e suficientes.

Quer saber mais sobre plano alimentar? Conheça o Programa Nutricional da Nutrideck e escolha um nutricionista ideal para você. Através da nossa plataforma digital, você agenda as consultas, realiza vídeo chamadas, e mantém contato via chat com seu nutricionista. São 4 consultas durante 3 meses de programa.

 

E aí, você gostou? Conta aqui nos comentários o que achou, queremos saber.
E ah, não esquece de compartilhar com quem vai amar saber sobre refeições livres.

Outras publicações

Inscreva-se para receber os nossos conteúdos: